
_p.png)
96 ANOS DE PÉ DE CÁRÁ
TRADIÇÃO E HARMONIA
SOBRE NÓS
A Sociedade de Cultura e Musical 1º de Novembro, tradicionalmente conhecida com “Pé de Cará”, foi fundada em 1º de novembro de 1922. Teve suas origens nos músicos remanescentes da banda “Sete de Setembro” ou “Música Velha”, que foi fundada em 7 de setembro de 1858, mas a associação musical cerrou suas portas e encerrou suas atividades nas festas comemorativas do 1º Centenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1922. Como consequência, ficou a cidade sem banda de música, fato que ensejou o surgimento de um movimento de continuidade ao culto da arte musical, tendo como precursores os seguintes membros: Luiz Marinho Falcão, Severino Ferreira da Silva (Cozinho), Joventino da Silveira Vilar, Francisco Sotero Caio, José Vicente Borges, Manoel Inácio da Silva e Amaro Jorge da Silva (conhecido como Mestre Amaro), sendo ele o principal fundador da 1º de Novembro.
Inicialmente a banda tinha como sede a casa do mestre Amaro, na rua hoje denominada 21 de Fevereiro; sendo posteriormente transferida para Rua da Constituição (hoje Mal. Dantas Barreto).
Amaro Jorge sentia a necessidade de dotar a banda de uma sede própria e, graças ao empenho dos Srs. Luiz Marinho Falcão e Manoel José dos Santos, conquistou-se a aquisição do terreno, doado pelo empresário Dr. Júlio de Queiroz.
A construção do prédio foi fruto da abnegação dos seus músicos que tombavam pedras e tijolos num caminhão cedido pelo Sr. Luiz Araújo; o Sr. Francisco Gomes de Barros, dirigiu a maioria dos serviços e fazia tudo o que era concernente ao seu ofício de serralheiro.
O Sr. Antonio Domingos de Menezes, que era pedreiro, trabalhava de boa vontade, sem receber remuneração, e assim, a nova sede da 1º de Novembro foi erguida e festivamente inaugurada em 1º de janeiro de 1942, na Rua Regente Amaro Jorge, 86.
A atual diretoria entregou ao povo timbaubense a sede totalmente reformada, graças ao patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil S.A. e do Governador Federal, através do “Programa BNB de Cultura” edição 2008.